Seguidores

sábado, 30 de outubro de 2010

Informação é tudo!

Se tem uma coisa que nos preocupamos é com a saúde! Se estiver com a saúde em dia todos os problemas se tornam pequenos. Parece até modismo, cada período tem sua doença destaque. Chegou a vez da SUPERBACTÉRIA!


Então vamos nos informar:




1 - O que é a bactéria KPC?

KPC não é o nome da bactéria, mas de uma enzima produzida por ela, que é capaz de inativar os antibióticos mais potentes disponíveis para o tratamento de infecções graves, principalmente aquelas adquiridas no ambiente hospitalar.

2 - Ela é chamada de superbactéria? Por quê?

As superbactérias só são assim denominadas quando produzem uma enzima tão potente capaz de inativar a eficácia de outros antibióticos, limitando, assim, as possíveis opções para o tratamento de infecções graves.

3 - A KPC é uma mutação?

Não se trata de uma mutação. "Ninguém sabe ao certo como a primeira dessas bactérias surgiu, mas acredita-se que o uso dos antibióticos do tipo carbapenens, de uso comum, favoreceu sua aparição, mas ninguém sabe a origem do gene, nem como isto ocorreu exatamente", diz a especialista.


Bjoss e lavem as mãos
Érica Oliveira

Um comentário:

Denise Albernaz disse...

Oi Érica.

Parabéns pela iniciativa, acho que a informação é a base de toda a prevenção. Principalmente em casos como este onde o simples ato de higienizar as mãos corretamente e utilizar antibióticos apenas sob prescrição e de forma criteriosa, pode minimizar muito o problema.
Beijos e Bom feriado.